No último sábado, antes de exibirmos o filme dos kaingangs “Ẽg ῖn: nossa casa”, os indígenas realizaram um ato junto a exposição do Museu Histórico de Londrina... Tapando com um pano preto o painel central da exposição que nega a existência dos povos indígenas na região e toda a história dos seus antepassados.
Todos sabem que a exposição atual do Museu Histórico conta apenas o lado dos reocupantes das terras da região e excluem de forma intencional e com fundos políticos a imensa história dos povos originários desta terra.
O ato foi realizado pelos indígenas realizadores do filme e coordernadores do Centro de Memória e Cultura Kaingang e membros do grupo Nen Ga (dança tradicional kaingang), todos moradores da Terra Indígena Apucaraninha.
O Centro de Memória e Cultura Kaingang foi convidado a colaborar na reconstrução da exposição permanente do Museu Histórico. Estaremos durante o segundo semestre nos reunindo aos mais antigos das aldeias e junto com a diretoria do Museu com o objetivo de incluir a história dos índios na exposição, contada por eles.
Segue reportagem sobre o ato: